11 abril 2008

Terceirização de mentes

Querido brasileiro, vai aqui uma ajuda para você administrar melhor essa massa gosmenta e subutilizada guardada dentro de sua cachola, o cérebro. Não é de hoje que você terceiriza suas faculdades lógicas por comodismo, negligência ou pura preguiça. O que me incomoda, no entanto, não é a terceirização em si, mas os valores aviltantes que estão cobrando por ela. Há várias maneiras de deixar os outros pensar por você, por isso pelo menos pechinche na hora de escolher quem vai tomar as suas decisões. Veja aqui algumas das milhares de alternativas de terceirização cerebral. Pense bem e escolha a sua. Ou melhor, deixe que outra pessoa pense, apenas escolha a mais barata!

Igrejas

Preço: de 10% a 100% dos seus rendimentos

O serviço de salvação de almas é um dos mais dispendiosos para administrar a sua cabeça. O problema é que a maioria das denominações religiosas pratica a venda casada: só salva sua alma se você abrir mão de pensar por si. Muitas se baseiam numa alegada incompatibilidade fé x raciocínio, entendendo-se por fé a crença cega em tudo aquilo que a autoridade religiosa disser que é verdade.

Por esse motivo, a maioria delas também pratica outra irregularidade comercial, o monopólio da verdade. Como esse monopólio é o único praticado por várias empresas simultaneamente, o CADE não toma providências a respeito

Televisão

Preço: Obesidade, letargia, perda de capacidade analítica e de julgamento

Eis uma máquina perigosa. Se você ficar na frente dela por muito tempo vai notar (ou melhor, não vai nem perceber) que suas roupas, seu cabelo, seu almoço, seu modo de agir, suas gírias e até o seu ponto de vista saíram de dentro dela. Você já se sentiu inconformado com um escândalo de dossiês sem nem saber o que é um dossiê? A TV já dominou a sua mente. Já sentiu aquela inexplicável compulsão por uma blusa lilás? Dê uma olhada nos trajes da heroína da novela das sete. Você acha que o carro dos seus sonhos foi escolhido por você? Pare de assistir comerciais e o seu gosto vai mudar rapidinho.

Formadores de opinião

Preço: Injustiças civil e social, submissão e conformismo. País em posição de decúbito ventral.

Essa entidade amorfa e nebulosa que atende pelo nome de “formadora de opinião” faz exatamente o que o seu nome diz. Ter uma opinião própria exige um esforço mental descomunal para a maioria dos cidadãos desta terra. A solução mais prática é comprar uma opinião pronta. Sim, comprar. Ao contrário do que a maioria da população acredita, pegar a opinião alheia não sai de graça.

Escolher em quem votar, discernir o que você considera justo ou injusto e criticar informações em vez de absorvê-las são tarefas que não cabem mais a você, mas aos seus formadores de opinião. Políticos demagogos, donos de jornais e revistas, seus amigos e até o seu cunhado chato podem assumir o controle de suas decisões. Você nunca se perguntou por que aqueles que dizem representar você no Legislativo nunca defendem os seus interesses? Simplesmente porque eles estão trabalhando para os legítimos donos da sua opinião.

Você não quer mais ser explorado? Não existe milagre, terceirização sai caro mesmo. Avise seus contratados que você não precisa mais de seus serviços. Vai dar mais trabalho? Claro que sim. Agora você vai ter usar o livre arbítrio e tirar a bunda do sofá. Quando paramos de comer em restaurante, temos que começar a cozinhar em casa. Prepare a sua própria informação. Não aceite NADA pronto. Analise, julgue, debata e... pense! Isso dói menos do que você imagina. Você vai ver que a opinião feita em casa, dentro de sua própria caixa craniana, cheira melhor e é bem mais saudável.

Lição de casa

Dê uma espiadela na Argentina. O grau de autonomia intelectual também pode ser medido pelo número de panelas chacoalhadas nas ruas sempre que há uma decisão pública contra os interesses da maioria. Não foi na TV que os vizinhos do sul aprenderam que bater nas panelas é um modo de botar feijão dentro delas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Aiiii, Fábio, eu gosto dos seus textos, mas desta vez você deixou de lado o futebol e, no meu caso, O Guarani (rs)

Preço: Obesidade (Pay Per View rs), perda de capacidade de julgamento (o de camisa verde tá sempre certo) e perda de momentos melhores com a namorada rs

É... acho que estou ficando viciada nisso rs.
Um beijo, querido
Marcella Fortuna Elias

Vitor Menezes disse...

Boa seu Reynol... E outra coisa: acabo de reparar uma falha. Só agora coloquei um link do seu diário lá no urgente!, na seção "literatices e afins". Sabe como é, antes tarde... Grande Abraço!

Anônimo disse...

Dãããã...acho que passei muito tempo sem dar uma olhadinha no diário,quase tive um choque "anacerebrático",fiquei um tempo vendo várias palavras dançando em frente aos meus olhos,(palavras...palavras..palavras..)até que num rasgo de inteligência(ainda que tardia)lembrei do vendedor de palavras.
Ufa..voltei ao mundo!
Obrigado pelo puxão de orelhas,veio em tempo.
Nunca mais me afasto,como sempre sr.Fábio....valeu e muito!
Obrigado,vou já tratar de "piratear oficialmente"teu texto.
Valeu amigo,salvaste uma alma(com cérebro ainda)!!
JB